Este espaço foi criado para relatar um pouco da minha vivência em Assunção no Paraguai, auxiliar outras famílias brasileiras que por ventura venham a se mudar para cá e sobretudo, para trocar experiência com outros expatriados.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dicas para quem quer dicas...

Estudar

O Paraguai é um dos países da América do Sul mais procurados pelos brasileiros que querem cursar uma Universidade com preços moderados e sem enfrentar os difíceis e concorridos vestibulares brasileiros, principalmente na carreira de medicina. E para ser franca isso é tudo que sei sobre esse assunto.

Em matéria de estudos, as minhas dicas irão principalmente para as famílias com filhos pequenos, afinal esse é meu caso e quero me ater à minha experiência pessoal aqui.

Fiquei muito bem impressionada com a qualidade das escolas particulares daqui e acredito que devam existir algumas boas públicas também . Pode-se dizer que todas são bilíngues, já que aqui se aprende também o Guarani em todas as escolas, mas vou usar esse termo somente para aquelas que alfabetizam os alunos em inglês, alemão,  francês, etc. Muitas escolas iniciam a pré-escola a partir dos 4 anos. algumas poucas a partir de 2 anos. E conseguir uma vaga é muito difícil, principalmente nos colégios mais tradicionais.
Para simplificar eu vou dividir os tipos de colégios particulares em três categorias, os Colégios super tradicionais não bilíngues, os Colégios tradicionais bilíngues e os Colégios menores que chamaremos de não tradicionais (variam quanto a serem ou não bilíngues). 
Os Colégios tradicionais são quase todos católicos, dirigidos por padres ou freiras, alguns são super rigorosos com relação a tudo (de uniforme ao ensino religioso), outros são apenas rigorosos. Não são bilíngues, as aulas são ministradas em espanhol e na maioria os alunos estudam de uma a três horas por dia a língua inglesa. A mensalidade é um pouco menor que a das escolas bilíngues e é difícil conseguir vagas. São exemplos os colégios Cristo Rey, San José, Las Teresas, Santa Clara, Inter e Las Almenas e Campo Alto, sendo que esses dois últimos são a mesma escola mas as meninas ficam separadas dos meninos em prédios diferentes com nomes diferentes.
Os colégios bilíngues são os que possuem uma didática mais moderna e entre os melhores estão:
ASA, Goet (Alemão), SIL, San Andreas, Lumen, Santa Ana (St. Anne), Panamericano, SEK. Neles as aulas são dadas em inglês (ou outro idioma) e há de uma há três horas de aula em espanhol diariamente. O colégios mais famoso e mais caro é o ASA American School os Asuncion, mas os outros são excelentes.
Os colégios não tradicionais são menores, menos conhecidos, mas também são muito bons e alguns também adotam o ensino bilíngue. Entre eles o Los Laureles, o Colégio del Sol e o Grace. 

Como já disse, conseguir vaga em um colégio não é muito fácil não. Para crianças na pré-escola, é necessário fazer uma avaliação psicomotora. A partir da primaria exigem uma avaliação escrita. A maioria dos colégios cobram uma taxa de ingresso, além da matrícula. E os valores das mensalidades variam muito, mas em média paga-se R$800,00 para uma criança na pré-escola de um colégio bilíngue. O tempo de permanência na escola normalmente é das 7:30 ás 15:00 horas, mas algumas pré-escolas são apenas até as 12:00 horas.

E minha ultima dica é sobre o estudo da língua espanhola. Para quem busca aprender ou aperfeiçoar o idioma, indico uma escola de idiomas chamada El Políglota, cuja dona é uma brasileira radicada aqui há muitos anos. A escola oferece cursos em turma ou particulares, para adultos e crianças. Também oferece curso para obter certificado em proficiência em espanhol.  

El Políglota: Telefones 981 495661 ou (21) 623648
Endereço: Camilo Recalde 423 casi Campos Cervera














  • Um comentário:

    1. Boa noite, gostaria de saber o que é exigido para uma professora brasileira para poder trabalhar nas escolas em Asunción. Grata.

      ResponderExcluir